Lavoura

Plantio de soja deve iniciar nos próximos dias na região

Diogo Brondani

Há uma perspectiva de aumento da área de plantio de soja no Rio Grande do Sul para a safra 2017/2018 em relação ao ciclo passado. Segundo a Emater, esse crescimento deve ser de 3,16% em todo o território gaúcho. Na Região Central, a estimativa é que a área das lavouras se mantenha, segundo o engenheiro agrônomo Luiz Antônio Rocha Barcellos, do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria. São cerca de 920 mil hectares plantados em 35 municípios da região. Segundo ele, os produtores ainda atuam na fase inicial de preparo do solo.

- Alguns agricultores estão ainda retirando animais das pastagens. Outros estão terminando a colheita de algumas culturas de inverno e fazendo a dessecação das lavouras, no caso dos que integram a pecuária e a lavoura. Poucos já iniciaram o plantio propriamente dito. Diria quem não chegamos nem a 1% da área estimada - afirma Barcellos, salientando que a chuva dos últimos dias deve contribuir com a umidade do solo e incentivar os produtores.

 Após novo aumento do gás, veja dicas para economizar

De acordo com o agrônomo da Emater, o período de plantio fica entre a segunda quinzena deste mês até os primeiros 15 dias de dezembro.

- Até dezembro, ela tem boa chance de ter bons resultados de floração e enchimento de grãos. Depois dessa janela de plantio, a soja pode perder em produtividade - destaca.

Mesmo com o aumento da área plantada, há uma projeção de diminuição na colheita,principalmente porque as condições climáticas da safra 2016/2017 foram extremamente favoráveis e dificilmente se repetirão. A redução deve ser em torno de 9,81% no Estado, fator que implica também no rendimento da lavoura, que deve ser de cerca de 48 sacos por hectare ante os 55 da última colheita.

 Empresa abre 20 vagas de emprego

Na região, os produtores ainda estão na fase de preparo do solo. O agricultor Antero Xavier, de São Vicente do Sul, está terminando a dessecação dos 420 hectares que deve plantar.

- A estimativa é iniciar o plantio dentro de 20 dias. Estamos cerca de duas semanas atrasados em relação ao ano passado, mas temos melhores condições de clima apesar de essa chuva já ser considerada em excesso e pode prejudicar o plantio - diz.

Xavier colheu média de 52 sacas de soja por hectare na última safra e espera ficar próximo aos 50 nesta que se inicia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aberta colheita do trigo no Estado

Próximo

Evento gratuito sobre horticultura na UFSM está com inscrições abertas

Agronegócio